Como Escolher um Psicologo


Como Escolher um(a) Psicólogo/a


A primeira coisa que deve ter em atenção quando vai escolher um psicólogo/a é a sua formação. Todos os psicólogos neste site declararam que, de facto, possuem um grau de licenciatura em psicologia e se encontram inscritos na Ordem dos Psicólogos.

Veja também: Condicões Legais

Onde os psicólogos se distinguem uns dos outros é na sua experiência profissional e formação de pós-graduação. A maior parte das pessoas procura ajuda psicológica para problemas clínicos como por exemplo depressão, ansiedade, stress e problemas relacionais. Nesse caso precisa de um psicólogo clínico/psicoterapeuta (link) e deve verificar se os psicólogos tem experiência e formação relevante para o problema pelo qual procura ajuda. Também deve verificar se o tipo de terapia que o terapeuta oferece é adequado à sua necessidade.

Por exemplo, se estiver a procura de uma terapia mais técnica, uma terapia do tipo Terapia Cognitivo-Comportamental ou EMDR pode ser uma boa escolha. Se está mais à procura de falar sobre os seus problemas e perceber a sua origem uma escolha melhor é uma terapia de cariz dinâmico, como a Terapia Psicanalítica. Se está mais virado para as mudanças ao nível emocional e crescimento pessoal, deve escolher um terapeuta que trabalhe de forma experiencial como Terapia Focada nas Emoções ou Terapia Gestalt. Para trabalhar problemas com o seu parceiro ou ao nível familiar deve procurar um terapeuta com formação em Terapia Familiar ou Terapia de Casal. Muitos psicólogos já trabalham de forma ecléctica ou integrativa, combinando formação e técnicas em vários tipos de terapia.

Para problemas não clínicos existem outros tipos de psicólogos que podem ajudar.
A psicologia educacional é especializada em problemas escolares ou de aprendizagem. Se tiver dificuldade em escolher um curso ou profissão pode consultar um psicólogo especializado em psicologia vocacional. Existem ainda as especializações de neuropsicologia e psicologia do desporto e psicologia de saúde.

Independentemente da especialidade que procura é importante confiar e gostar da maneira de trabalhar do psicólogo que escolheu. Se depois de uma ou 2 sessões não se sente bem com o profissional que escolheu, não hesite em experimentar outro. A colaboração vai provavelmente durar algum tempo e é importante que exista uma boa empatia entre si e o seu psicólogo.

Veja também: Tipos de Psicoterapia